A 2a semana da Oficina Percussão & Cena foi muito produtiva. Os encontros acontecem de 2a a 5a feira e os grupos estão motivados, atentos e receptivos. Por enquanto estamos trabalhando com duas "levadas": samba do Ilê Aiyê e samba Reggae do Olodum. Saiba mais nos comentários. Abaixo segue uma sequência de fotos dos trabalhos em Buriti Grande, Engenho do Ribeiro, Ibitira e Alberto Isaacson.
Vale treinar na mureta do Salão Vicentino
Alongamento, aquecimento e concentração antes de pegar os tambores.
As aulas no meio da praça de Buriti são sempre muito gostosas.
A área externa da Associação Comunitária de Engenho do Ribeiro ficou pequena, a partir da próxima semana vamos transferir a oficina para a EE Maria Guerra
A participação dos 2 integrantes do Grupo Construindo o Riso, de Bom Despacho, Leandro e Edmar, estão nos dando enorme alegria!
O espaço do CEMEI Ibitira é perfeito para as aulas...
que reúnem um grande número de interessados.
Em Alberto Isaacson as aulas são de manhã.
Os tambores pesam e como ninguém é de ferro... dá prá assentar um pouquinho, né meninas? |
O Ilê Aiyê, ou simplesmente Ilê, é o mais antigo bloco afro do carnaval da cidade de Salvador, no estado da Bahia, Brasil. Criado em 1 de novembro de 1974, o Ilê foi o primeiro bloco afro do Brasil e hoje constitui um grupo cultural de luta pela valorização e inclusão da população afrodescendente, inspirando a criação de muitos outros grupos culturais no Brasil e no mundo.
ResponderExcluirNa sua primeira apresentação, no carnaval de 1975, o Ilê Aiyê apresentou a música "Que Bloco é Esse", de Paulinho Camafeu:
"Que Bloco é esse
Eu quero saber
É o mundo negro
Que viemos cantar para você"
Saiba mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Il%C3%AA_Aiy%C3%AA
O samba-reggae nasceu da mescla dos instrumentos percussivos do samba tradicional com os ritmos do reggae presentes nas ruas de Salvador, na Bahia. O bloco de Carnaval Olodum foi o percussor deste gênero, que despertou a atenção de estrelas da música internacional – como Paul Simon e Michael Jackson – e da MPB, como Margareth Menezes, Caetano Veloso, Daniela Mercury, entre outros.
ResponderExcluirFundado em 1979, o bloco ganhou repercussão mundial após participar do videoclipe da canção "They don't care about us" (1996), de Michael Jackson: