quarta-feira, 5 de junho de 2013

Engenho do Ribeiro recebe Oficina de Teatro

Teatro de Formas Animadas dá o tom da Oficina do Grupo Kabana
 no Engenho do Ribeiro  (Bom Despacho - MG)

A chuva e o frio desta 2ª feira, 03/06, não impediu que poucos jovens do Engenho do Ribeiro (Bom Despacho) comparecessem ao encontro que deu início à Oficina de Teatro, que será ministrada por Mauro Xavier e Nélida Prado, diretores do Grupo Teatro Kabana.
Depois de um bate papo com os alunos, que contou com a presença de Marci Barros (ArceloMittal BioFlorestas) e Sr Geraldo Ribeiro (atuante morador do Engenho, escritor integrante da ABDL e incentivador da cultura), os professores da Oficina deram início aos exercícios teatrais.

1o dia de oficina

O sol que brilhou e espantou o frio na 3ª feira, levou para o 2º dia de Oficina um animado grupo, agora de 24 jovens.
Para Sr Geraldo Ribeiro, que também esteve presente neste 2º dia, a Oficina ”vem de encontro a um antigo projeto de ter na comunidade um grupo de teatro, que possa se apresentar nas festividades do Engenho e também em outras cidades”.


Os professores da Oficina coordenaram jogos e exercícios que promoveram a integração dos participantes e criaram um clima de acolhida. Em seguida desenvolveram aquecimento na roda, estimulando a percepção de espaço, e um breve relaxamento, antes de passarem para pequenas improvisações com objetos/bonecos.



O Grupo Teatro Kabana, que é integrante da ATEBEMG (Associação de Teatro de Bonecos de MG) e da UNIMA (União Internacional de Marionetistas) trabalha, há mais de trinta anos com pesquisa e montagens voltadas para o circo, o teatro popular e o teatro de bonecos. Na região Centro Oeste de Minas o Grupo encantou platéias com os espetáculos EH BOI (Teatro de Rua) e Os Olhos do Surubim Rei (Teatro de Bonecos nas Águas).
A Oficina de Teatro no Engenho do Ribeiro propõe uma montagem experimental que será apresentada pelo grupo de alunos em locais a serem definidos.


A Oficina, que tem o patrocínio da ArcelorMittal BioFlorestas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, apoio da Prefeitura Municipal de Bom Despacho, Associação Comunitária do Engenho do Ribeiro e EE Prof. Maria Guerra, está acontecendo nas salas da  Associação Comunitária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário